Comissão Própria de Avaliação

A Faculdade AVANTIS de Florianópolis criou sua CPA como previsto no artigo 11 da Lei N.º 10.861, de 14 de abril de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES.
A CPA é responsável por aplicar a avaliação institucional interna atendendo os preceitos legais, e acompanha o estabelecido no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), elaborado com a colaboração dos diferentes segmentos da instituição.
O objetivo da avaliação interna, bem como o acompanhamento das avaliações externas, visa contribuir com a implementação do perfil institucional que se deseja ter para a Avantis de Florianópolis.
Cabe a CPA sensibilizar a comunidade acadêmica para a participação no processo avaliativo, de forma que se obtenha dados necessários para comprovar em que medida a instituição é importante para a transformação social a que se propõe impulsionar a partir da formação de profissionais competentes e comprometidos.
A Comissão Própria de Avaliação, é um órgão autônomo em relação a conselhos e setores existentes na Instituição, e tem por finalidade conduzir a Avaliação Institucional segundo critérios estabelecidos pelo SINAES, objetivando a melhoria da qualidade da educação superior, presencial e a distância, a orientação da expansão de sua oferta, o aumento permanente de sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social, visando promover os compromissos e responsabilidades sociais da instituição, traduzidos em seu PDI.
Nesse sentido, a CPA da Avantis de Florianópolis procura congregar esforços, apresentando-se com o objetivo de melhorar a sua atuação na instituição, ratificando seu papel: diagnosticar fragilidades e sugerir ações de melhoria.
Os resultados desse processo visam despertar no aluno a paixão de aprender como perspectiva de crescimento humano pois acredita-se que de nada adiantará os investimentos em infraestrutura física, tecnologia, material didático, professores, se a instituição continuará a ser um espaço sem emoção, sem encantos para despertar a paixão que atrai os sequiosos de aprender e ensinar.
Portanto, o objetivo da CPA é sensibilizar para uma educação como a arte de cultivar a terra: estabelecer habilidades, competências, atenções especiais, sensibilidade para aprender com o tempo, tirar lições da semente que busca germinar num meio infestado e aprender como preparar o terreno, o momento de semear, de regar… a hora de colher… Se não ficar atento às mudanças, ao tempo da semente, pode-se perder tudo.
A Avantis de Florianópolis, com a participação de sua CPA, estabelece ações que cultivam as sementes previstas em seu PDI, rega-as, e colhe resultados traduzidos em benefício da comunidade em que está inserida, de forma a cumprir sua missão: “A Faculdade AVANTIS de Florianópolis tem por missão promover o ensino superior, a investigação científica e a extensão, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.”